terça-feira, 30 de abril de 2013

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PCN's


É sóbrio dizermos que não podemos mais pensar no meio ambiente, como algo infinito e sem vida paralelo a existência humana, sendo apenas algo inerente para as necessidades vitais dos homens, não necessitando de cuidados e preservação.
Pensar na natureza como complexo de vidas e da biodiversidade, é pensar que o homem é uma vida dentro do complexo e que este depende das outras vidas e da biodiversidade existente no meio para sua existência e continuidade da espécie neste meio. Preservar e cuidar é tornar sustentável os meios e condições para a vida do homem e enquanto eu, você, nós não compartilharmos deste mesmo pensamento o meio ambiente continuara clamando por socorro e a humanidade vai pagando de forma lenta por um crime que nem todos têm a mesma parcela de culpa. Não quero inocentar uns e julgar outros, de uma forma ou de outra todos temos contribuído para o grave que temos acompanhado nos noticiários com frequência, mas o quero deixar claro e expresso no meu haver é que na verdade o maior impacto provocado do está atribuído a uma parcela dos países mais ricos, que buscam através de seu crescimento e poder industrial enriquecer cada vez mais sem preocupar-se com a responsabilidade social e ambiental.
É preciso reeducar esta geração e educar as próximas para os princípios norteadores que visem a preservação ambiental, o consumo consciente e a responsabilidade de cada um para com o meio ambiente. É aí onde entra o papel da escola além dos seus muros, pois esta como parte responsável pela formação e construção da moral e dos valores sociais, fica incumbida de trabalhar esta questão dentro dos temas transversais e da inserção nos PCNS, para que assim os trabalhos desenvolvidos dentro da escola possam expandir além muros e tome posições transformadoras que elucidem aquilo que almejamos e tanto buscamos que é a sustentabilidade, ou seja, tirarmos da natureza os recursos que necessitamos para sobrevivermos garantindo a renovação e permanência dos mesmos para as futuras gerações, este sim é o papel da escola que na pratica diária devem incluir a preocupação com uma solidariedade global. Nós não podemos mais pensar que os problemas ambientais atuais sejam de responsabilidade dos governos e cientistas.
A mídia ultimamente tem tratado com frequência questões relacionadas ao meio ambiente, porem não é difícil de percebermos que os meios de comunicação trazem como referencia valores que estimulam o consumismo exacerbado, o desperdício e a irresponsabilidade com as gerações futuras. Neste cenário que a escola tem que trabalhar no sentido de desenvolver uma postura critica diante da realidade, de informações e valores veiculados pela mídia e até mesmo daqueles valores já concebido em casa a qual o aluno é o reflexo.
Infelizmente ainda não atuo em sala de aula, mas faço parte do corpo estrutural escolar, sou funcionário da Escola Estadual “Deputado Francisco Paixão”, localizada no município de Campo do Brito e a quase quatro anos presencio o dia-a-dia da rotina escolar. Nesta escola que trabalho a questão ambiental é assunto presente nos temas transversais, sendo este assunto tema abordado na proposta pedagógica da Escola(PPE), digo ainda dentre os seis temas previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, frequentemente projetos voltado para o meio ambiente são executados, na tentativa de aproximação dos alunos com esta problemática, buscando a participação e o empenho dos educando para compreensão da gravidade do problema que estamos causando ao ecossistema com nossos atos e ações sem a devida reflexão e atenção para a preservação ambiental.