É sóbrio dizermos que não
podemos mais pensar no meio ambiente, como algo infinito e sem vida paralelo a
existência humana, sendo apenas algo inerente para as necessidades vitais dos
homens, não necessitando de cuidados e preservação.
Pensar na natureza como
complexo de vidas e da biodiversidade, é pensar que o homem é uma vida dentro
do complexo e que este depende das outras vidas e da biodiversidade existente
no meio para sua existência e continuidade da espécie neste meio. Preservar e
cuidar é tornar sustentável os meios e condições para a vida do homem e
enquanto eu, você, nós não compartilharmos deste mesmo pensamento o meio
ambiente continuara clamando por socorro e a humanidade vai pagando de forma
lenta por um crime que nem todos têm a mesma parcela de culpa. Não quero
inocentar uns e julgar outros, de uma forma ou de outra todos temos contribuído
para o grave que temos acompanhado nos noticiários com frequência, mas o quero
deixar claro e expresso no meu haver é que na verdade o maior impacto provocado
do está atribuído a uma parcela dos países mais ricos, que buscam através de
seu crescimento e poder industrial enriquecer cada vez mais sem preocupar-se
com a responsabilidade social e ambiental.
É preciso reeducar esta
geração e educar as próximas para os princípios norteadores que visem a
preservação ambiental, o consumo consciente e a responsabilidade de cada um
para com o meio ambiente. É aí onde entra o papel da escola além dos seus
muros, pois esta como parte responsável pela formação e construção da moral e
dos valores sociais, fica incumbida de trabalhar esta questão dentro dos temas
transversais e da inserção nos PCNS, para que assim os trabalhos desenvolvidos
dentro da escola possam expandir além muros e tome posições transformadoras que
elucidem aquilo que almejamos e tanto buscamos que é a sustentabilidade, ou
seja, tirarmos da natureza os recursos que necessitamos para sobrevivermos
garantindo a renovação e permanência dos mesmos para as futuras gerações, este
sim é o papel da escola que na pratica diária devem incluir a preocupação com
uma solidariedade global. Nós não podemos mais pensar que os problemas
ambientais atuais sejam de responsabilidade dos governos e cientistas.
A mídia ultimamente tem
tratado com frequência questões relacionadas ao meio ambiente, porem não é
difícil de percebermos que os meios de comunicação trazem como referencia
valores que estimulam o consumismo exacerbado, o desperdício e a
irresponsabilidade com as gerações futuras. Neste cenário que a escola tem que
trabalhar no sentido de desenvolver uma postura critica diante da realidade, de
informações e valores veiculados pela mídia e até mesmo daqueles valores já
concebido em casa a qual o aluno é o reflexo.
Infelizmente ainda não atuo
em sala de aula, mas faço parte do corpo estrutural escolar, sou funcionário da
Escola Estadual “Deputado Francisco Paixão”, localizada no município de Campo
do Brito e a quase quatro anos presencio o dia-a-dia da rotina escolar. Nesta
escola que trabalho a questão ambiental é assunto presente nos temas
transversais, sendo este assunto tema abordado na proposta pedagógica da
Escola(PPE), digo ainda dentre os seis temas previstos nos Parâmetros
Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, frequentemente projetos voltado para o meio ambiente são
executados, na tentativa de aproximação dos alunos com esta problemática,
buscando a participação e o empenho dos educando para compreensão da gravidade
do problema que estamos causando ao ecossistema com nossos atos e ações sem a
devida reflexão e atenção para a preservação ambiental.
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